Evolução e criação

Evolucionismo x Criacionismo - Implicações Filosóficas

12.1 - ANCESTRALIDADE

Para o conhecimento Ancestral, ... anterior à divisão do saber em filosofia, ciência e religião, e portanto, não segmentado, ... a Energia Criadora, em outras palavras, o Deus cogniscível (passível de ser interpretado), exerce - conforme exposto em 10.2 - basicamente duas atividades complementares: a JULGAR e a CONDUZIR, a de JUIZ e CONDUTOR de suas individualidades*. Estes verbos, pois, sintetizam a AÇÃO ORIGINAL, que ao se manifestar, se dividiu em duas ...

Ancestralidade - Implicações Filosóficas

A grosso modo, foi a partir dessa dupla semente que as FORMAS foram sendo materialmente esculpidas pelos processos naturais. Na visão Arcaica, ... do universo micro ao macro, do mineral ao humano passando pelo vegetal e animal, todos os níveis organismais estão ligados a estas duas ações, caso contrário, não pertenceriam ao COSMO VERBAL.

Vide os mamíferos investigados. A observação da sensorialidade modal sinaliza que os seus planos comunicacionais se desenvolveram em torno desses dois VERBOS, ou genomicamente, a partir destes dois supergenes.

* com freqüência é nomeado de"Julgador de atos e Comandante dos exércitos celestes"

12.2 - A INTERFACE VERBOS - MOLÉCULAS

Desde que se considere o DNA de um corpo tão somente um CÓDIGO que transporta informação (e não a informação em si), pelo esquema sensorial desenvolvido, a informação original, a que está na origem das diferenciações, é a VERBAL! São estes elementos de linguagem - os verbos - que em última instância, isto é, desde o nível genômico elementar onde estão materializados, organizam as moléculas do DNA agrupando-as em totalidades com significado. Sem eles, moléculas, proteínas e aminoácidos atuariam sem rumo, desorientados! E pela terminologia da Linguística Moderna, enquanto os genes aparentes (os códons) são os SIGNIFICANTES, os verbos são os SIGNIFICADOS!

A interface verbos - moléculas - Implicações Filosóficas

Pensando bem, não há nada de estranho no acima, afinal os corpos, sejam minerais, vegetais, animais ou humanos, são veículos de determinados tipos de AÇÃO, em outras palavras, de determinados VERBOS. Por outro lado, é intuitivo que o evento integrador do DNA não deve ser da mesma natureza dos elementos que integra, ... e sim, de uma natureza complementar a esta.

A molecularização dos verbos - Implicações Filosóficas

12.3 - PROSSEGUINDO ...

E entre os VERBOS, ou mais apropriadamentre, as idéias-verbais, entidades abstratas, e os códons, entidades moleculares, concretas, as observações realizadas por geneticistas e as expostas neste site indicam que há ao menos duas categorias de elementos 'direcionadores' intermediários.

Conforme pesquisas da EVO-DEVO, abaixo do nível dos códons atuam os genes direcionadores das formas populacionais (os tipos HOX,PAX,...), determinantes dos 'planos corporais', responsáveis, por exemplo, pela locação de membros e órgãos no eixo corporal de um embrião. E abaixo destes, as nossas observações apontam, estão os elementos que determinam a direção inicial de atuação de cada 'plano corporal', isto é, o modo elementar como cada um deles irá se comunicar através do seu equipamento sensorial,... se do JULGADOR ou do CONDUTOR. Em suma, enquanto os genes tipo HOX/ PAX/... são os responsáveis pelos  planejamentos 'corporais', os JC pelos 'comunicacionais' .

Julgar/Conduzir - Implicações Filosóficas

12.4 - EXEMPLO

Considere o embrião de um GATO no início do seu processo de diferenciação (na gástrula) ...

Implicações Filosóficas

Admitindo-se que a formação de um corpo é precedida pela 'possibilidade deste corpo se comunicar', isto é, que os supergenes JC são hierarquicamentre superiores aos HOX, PAX, ... o primeiro elemento diferenciador a ser acionado no DNA do embrião em foco é o supergene tipo J, o qual define que ao nascer ele irá se comunicar com os demais elementos do ambiente de um dos possíveis modos J. Definido o 'pano de fundo' - o MODO, é a vez da FORMA, quando então são acionados os HOX correspondentes ao 'plano corporal felino'. E finalizando, sobre este molde atuam os códons, particularizando o gato em foco.

Sequência de ativação - Implicações Filosóficas

Concluindo: enquanto os genes tipo HOX integram as partes de um corpo de determinada população, orientando-as a obedecerem ao respectivo plano corporal,...os supergenes tipos JC integram este corpo com os demais da mesma e de outras populações, ou seja, os tornam capazes de se comunicar.

Implicações Filosóficas

12.4 - EVOLUCIONISMO X CRIACIONISMO

A Biologia moderna nasceu do fascínio de Charles Darwin pela DIVERSIDADE e transitoriedade das formas minerais, vegetais e animais. Foi este sentimento que o levou a embarcar no Beagle em 27 de dezembro de 1831 e fazer dessa viagem, a maior obra naturalista de observação e coleta de espécimes! Da geologia dos continentes aos bicos dos tentilhões, ele testemunhou a impermanência das formas. Como um 'big-bang' suas ideias deram nascimento à várias ciências e motivaram outras. O encontro delas com as leis de Mendel e a Nova Genética, explicaram e continuam explicando muita coisa dos processos naturais. A par este sucesso, no entanto, perguntas importantes continuam sem resposta ...

Pois é no bojo do próprio EVOLUCIONISMO e do seu compromisso com a VARIEDADE, que a partir da década de 80 os seus laboratórios e em especial os da recém nascida EVO-DEVO, vêem captando, surpresos, a existência de totalidades genômicas invariáveis e universais, comuns à diversidade de espécies e populações! Ao lado da VARIABILIDADE os olhos da Biologia começaram a detectar a CONSTÂNCIA e a se interessar por suas estruturas. Em decorrência, o impulso em explicar a VARIAÇÃO se ampliou com a entrada em cena do impulso em explicar a PERMANÊNCIA. Até o ACASO e seus principais veículos (as mutações) parecem se subordinar à hierarquias moleculares superiores aos códons!

VARIABILIDADE -- CONSTÂNCIA

Como resultado dessa ampliação, idéias ditas CRIACIONISTAS voltaram à tona, e entre elas, a do DESIGN INTELIGENTE se destaca. Ela sugere a existência no leito molecular Evolutivo, de PROGRAMAS COMPLEXOS - ditos 'inteligentes'- que atuam por baixo das 'totalidades moleculares direcionadoras das formas'. É neste cenário que o esquema sensorial desenvolvido sinaliza que o PROGRAMA COMPLEXO mais importante no atual momento Evolutivo é o PROGRAMA VERBAL denominado pelo conhecimento ANTIGO, de CALENDÁRIO LUNAR. Ele é o DESIGN INTELIGENTE maior, o"ponto de partida" !

O ponto de partida - - Implicações Filosóficas

Evidente que ao longo da EVOLUÇÃO as FORMAS mudam, ... o que não muda são os VERBOS!

A modernidade pede que a globalização, entendida não apenas como 'integração de espaços', mas também 'de tempos', atinja as CIÊNCIAS. A DIFERENÇA entre animais e homens no DNA é um tema por demais amplo e profundo para que seja investigado apenas pela ótica do conhecimento Contemporâneo.

Apesar do trabalho maior no encaminhamento do tema estar a cargo dos biólogos modernos, em especial os que atuam nos programas de pesquisas da EVODEVO, ...o conteúdo deste site sugere que o conhecimento Antigo igualmente participará dessa investigação. E uma de suas perspectivas sinaliza: "nas profundezas do DNA atuam fatores não materiais".

A molecularização da palavra - Implicações Filosóficas

A princípio, esta evidência alquímica enquadra-se nas propostas CRIACIONISTAS, mas o fato de ela se apoiar no calendário LUNAR como matriz verbal, e portanto, como o DESIGN INTELIGENTE do atual momento Evolutivo, sugere que este enquadramento, caso ocorra, não se dará sem problemas! Com a inclusão do calendário SOLAR, então, ...

O material exposto tem suas bases conceituais assentadas no conhecimento Ancestral remoto e nas perspectivas teóricas abertas pela EVODEVO ... e empiricamente se apóia na observação SEMIÓTICA de animais e homens, de onde, independe de conotações filosófico-religiosas, ... o que não impede de se considerar que ele aponta para uma futura integração entre ciência, filosofia e religião!

Apesar do título, o texto não é de Biologia e a explicação é simples: antes de ser um fenômeno biomolecular, o DNA é um evento LINGUÍSTICO e este aspecto é o que nos interessa, de onde o material é acessível a todos os interessados.